FEIRINHA DO PRODUTOR CHAMA ATENÇÃO PARA IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR EM JORDÃO/AC
É importante notar, que a agricultura familiar pode ser um segmento importante no desenvolvimento de Jordão, visto que é a responsável pela maior parte da produção que abastece a mesa das famílias jordanenses. Cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população pode ser plantado e colhido aqui mesmo.
Os produtores do município de Jordão, poderão ser considerados os dirigentes no processo da cadeia produtiva para a nossa cidade, tornando a agricultura familiar um carro-chefe na economia local. Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2015, aponta que no Estado do Acre o município de Jordão é o que menos produz, com aproximadamente 3% no Ranking. Isto mostra que agricultura familiar, está detida no seu crescimento ao longos dos tempos.
Neste aspecto, a Secretaria Municipal de Produção e Sustentabilidade, vem buscando parcerias com o estado e associações, para mudar essa estatística, bem como também tem promovido a Feira do Produtor todos os domingos pela amanhãs, onde os produtores vendem alimentos como: arroz, feijão, milho, mandiocas, pé de moleque, beiju na folha, mel de cana, galinhas caipiras, ovos, bananas e derivados tipos de frutas e verduras. Segundo Sec. Abel Ximenes, a feira é uma vitrine. Um evento assim nos auxilia no propósito de ajudar no desenvolvimento social, econômico e no fortalecimento da agricultura familiar em nosso município, à medida que vai crescendo, nossa visibilidade aumenta.
Abel Ximenes, ressalta ainda, que a agricultura familiar em Jordão tem muitas dificuldades, dada as condições geográficas. Ele diz mais que, atualmente existem no governo municipal, políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, para a agregação de propostas com vários outros projetos voltada aos pequenos produtores.
Entretanto, outro fato importante é que existem muitas tecnologias que facilitam e elevam a produtividade de baixo custo. Contudo, os pequenos agricultores de Jordão, têm dificuldades tanto no acesso à informação, quanto na implantação dessas tecnologias em suas propriedades, não descartando também que há muitas dificuldades em conhecimentos técnicos. Mais essas dificuldades são histórica, a assistência técnica sempre foi um desafio na agricultura familiar.
Portanto, desejamos construir agricultura familiar, onde os produtores do município de Jordão, atendam às necessidades dos consumidores locais, presando especialmente pela a qualidade dos produtos.

Nenhum comentário: