Chuvas para a Agricultura


Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, destaca que as chuvas que estavam previstas para o Sul do país e partes do Centro-Oeste, se estendendo até São Paulo e sul de Minas Gerais, foram confirmadas ao longo da primeira semana de outubro.
Grande parte das chuvas foram de até 30mm. Em algumas áreas, como o noroeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, além do norte do Paraná, as chuvas foram mais significativas, em torno de 40mm a 50mm. Na região central, os volumes foram mais acentuados, principalmente no norte do Mato Grosso do Sul, com volumes entre 70mm a 90mm.
No oeste e sudeste do estado de São Paulo, as chuvas foram superiores a 60mm, enquanto o Sul de Minas também apresentou chuvas bastante satisfatórias. O município de Passos (MG) recebeu um dos maiores acumulados, de quase 95mm. No Triângulo Mineiro, as chuvas foram um pouco menores. Para o Mato Grosso, a porção nordeste os volumes de chuva foram mais elevados, porém, na região centro-sul do estado, as chuvas foram bastante inferiores.



O final de semana deve ser, novamente, marcado por grandes volumes de chuva para o Sul do país. Nas imagens de satélite demonstrados por Almeida, é possível observar uma condição mais instável no Sul e também na região Norte. De acordo com os modelos numéricos observados pelo Inmet, as chuvas devem ficar mais concentradas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Amanhã, as chuvas devem vir entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Chove também em São Paulo, mas em menor intensidade.
A partir desse final de semana, também deve ocorrer um período sem chuvas para a região central, em Mato Grosso e Goiás. Até o dia 18, não deve chover nesses dois estados, como apontam os modelos. Isso se deve a um bloqueio atmosférico formado na Região Sul que impede o avanço das chuvas para o restante do país, condição preocupante que deve se intensificar a partir de amanhã.
No dia 14 de outubro, já começa a aparecer uma mudança no padrão, com essas chuvas querendo se espalhar mais ao Norte do país. Contudo, esse bloqueio atmosférico só começa a perder força no dia 20, quando uma nova frente fria traz chuvas para a região Sudeste e para a região central.
Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário: