COLUNA POLITICA


Legitimidade
Nas eleições de 2014, os petistas, incluindo a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, elogiavam Michel Temer e o PMDB, por encontrar no partido e em Temer, por ser o líder, do maior partido do Brasil, o equilíbrio necessário para ganhar as eleições. Os 54 milhões de votos foram dados à chapa: Dilma-PT e Michel Temer- PMDB. Se a presidente Dilma for afastada, o vice-presidente, Michel Temer tem plena legitimidade para assumir a presidência.

Escanteio
Após as eleições o vice-presidente foi colocado no escanteio político. Situação denunciada através de uma carta encaminhada à presidente,  e que veio ao conhecimento público, protestando sobre o seu isolamento no governo que ajudou eleger.

Os erros
Vejo segmentos do PT, desqualificando o vice-presidente Michel Temer e o PMDB, mas na verdade, os erros que culminaram com a possível queda da presidente, em relação às pedaladas fiscais foram praticadas, única e exclusivamente, sob a responsabilidade da equipe econômica e aquiescência da presidente Dilma.

Novas eleições
A proposta apresentada por “novas eleições, já”, é uma jogada do planalto, para reforçar o discurso de “eleições gerais” e desconstruir o ânimo, em prol do impeachment da presidente Dilma Roussef- PT.

Última cartada
O PT e aliados trabalham para incluir ou associar o vice Michel Temer, no processo de impeachment da presidente Dilma, porque se ambos forem cassados, dentro dos dois primeiros anos do mandato, haverá novas eleições.

Lula: “quadrilha legislativa”
Em sua primeira fala pública após a aprovação do impeachment pela Câmara dos Deputados, o ex-presidente Lula, disse que a Câmara, era comandada por uma “quadrilha legislativa”.

Comissão Especial do impeachment no Senado
Nesta terça-feira, a comissão especial do Senado, se reunião, elegeu o presidente, senador Raimundo Lira- PMDB, que conduzirá as reuniões da mesma, o relator, senador Antonio Anastásia- PSDB, que apresentará o relatório, pela admissibilidade ou não, referente ao impeachment da presidente Dilma- PT e, definiu o cronograma das atividades:
28 de abril, ouvir os autores da denúncia;
29 de abril, ouvir a defesa da presidente;
04 de maio, apresentar o relatório na comissão;
06 de maio, votar o relatório, no âmbito da comissão;
12 de maio está previsto votar o relatório, no plenário do Senado Federal.

O Acre na Comissão Especial do impeachment
O Estado do Acre será representado na Comissão Especial do impeachment contra a presidente Dilma Roussef- PT, pelos senadores Gladson Cameli- PP, na condição de membro titular e do senador Sérgio Petecão- PSD, na condição de suplente.

Placar do impeachment no Senado Federal
Até o fechamento desta coluna, o placar do impeachment, entre os 81 senadores, configurava-se, na seguinte ordem:
50 a favor
21 contra
10 indecisos.

Governo Michel Temer- PMDB
O vice-presidente e equipe já se articulam e começaram a definir os principais nomes, que poderão fazer parte do governo, para desenvolver o projeto “Uma ponte para o futuro”, conforme a seguir:
Secretário-Geral da presidência: Moreira Franco
Ministério da Fazenda: Henrique Meireles
Ministério da Educação: sen. José Serra
Ministério da Saúde: Médico David Uip
Ministério da Agricultura: Roberto Rodrigues
Ministério dos Transportes: Eliseu Padilha
Ministério do Trabalho: dep. Paulinho da Força



Pesquisa IBOPE
A pesquisa IBOPE constatou que 62% da população, querem eleger um novo presidente da República e apenas 25%, defendem a permanência da presidente Dilma- PT.

Os 11 motivos
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enumerou em petição ao Supremo Tribunal Federal, 11 motivos para o “necessário e imprescindível” afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha- PMDB.

Nomeação barrada
O sentimento da maioria dos ministros do STF é de acatar as alegações do ministro-relator Gilmar Mendes e do procurador-geral da República Rodrigo Janot, para barrar a nomeação do ex-presidente Lula para o Ministério Chefe da Casa Civil, por considerar que ficou configurado o desvio de finalidade, com a clara intenção de dificultar a investigação e obstruir a Justiça.

Chegando ao Congresso Nacional
O ministro Teori Zavascki, do STF, determinou a abertura de processo para a PGR apurar a superplanilha da Odebrecht, com suposto pagamento de propina, a aproximadamente, 316 parlamentares de 24 partidos, denunciados na operação Lava Jato.

Escândalo Estadual
Caiu como uma bomba, a notícia das prisões de diretores da Secretaria de Habitação Estadual, dirigida pelo ex-deputado Jamyl Asfury, através da Operação Lares, causada pela venda de casas do Programa Minha Casa Minha Vida. Segundo depoimentos, várias pessoas que adquiriram casas, não preenchiam os requisitos do Programa.

Prestação de Contas
Dia 02 de maio, é o prazo final para os partidos entregarem suas prestações de contas dos diretórios nacional, estadual e municipais, ao TSE, TRE e cartórios eleitorais, respectivamente.

Mobilizações Políticas em Tarauacá
·       Os gestores escolares e equipes, professores e servidores das escolas de Tarauacá, estão de parabéns pelo belo desfile, com figurinos extraordinários, retratando os aspectos mais importantes, dos 103 anos de emancipação político-administrativo da nossa querida Tarauacá;
·       Fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade, a prefeitura inaugurou a Unidade de Saúde Pe. Humberto Grossheim, o Centro de Referência da Mulher profª Maria Helena Trindade Bayma.
·       Pelas postagens, percebe-se que a advogada Marilete Vitorino- PSD está decidida com a sua pré-candidatura à Prefeitura de Tarauacá. A ex-prefeita aparece em primeiro lugar, nas pesquisas internas de vários partidos;
·       Muito descontentamento e grande é o desgaste político do prefeito Rodrigo Damasceno- PT, pelos mais de cinco mil inscritos no concurso publico da saúde, realizado pela Prefeitura Municipal de Tarauacá. O desenrolar desse concurso, pode inviabilizar as pretensões de reeleição, do prefeito;
·       Várias ligações foram recebidas, para saber quais os motivos e a razão da suspensão, pela Prefeitura Municipal de Tarauacá, das licitações 010, 011 e 012/2016, modalidade pregão!
·       Muita confusão, culminando com agressões a vereador e registro de BO na delegacia de Tarauacá na manhã de ontem, por conta da ordem da Eletrobrás, de cortar a energia do prédio da Prefeitura de Tarauacá por falta de pagamento. Segundo informações, o débito da Prefeitura passa de R$ 300 mil. Após o corta e não corta, a ordem foi suspensa e, a administração se comprometeu a pagar o devido.

Mobilizações no Município do Jordão
·       Muita movimentação e preparativos, para as comemorações, nesta quinta-feira, 28 de abril, do 24º aniversário do promissor município da nossa Amazônia;
·       Desfiles cívicos escolares, jogos escolares, atividades culturais e religiosas, estão programadas, para enaltecer as comemorações;
·       A Assembleia de Deus Ministério de Deus Madureira, liderada pelo pr. Abel Ximenes, realizou ontem, às 20h, na praça  principal dos eventos, com muito sucesso um Show Gospel, que contagiou todos os presentes;
·       Os vereadores que se encontravam no plenário, servidores e a população que se encontrava na Câmara Municipal do Jordão, na noite de ontem, não entenderam porque o presidente da casa, vereador Zé Coriolando- PP, não chegou para dar início à Sessão Regimental;
·       Após sucessivos contatos, o mesmo, mandou avisar, que não ia para a Sessão, porque estava fazendo uma reforma na casa dele. Pela ausência do presidente e sem saber da Ordem do Dia, simplesmente a Sessão não ocorreu;
·       Por este tipo de comportamento, é que a classe política, perde credibilidade;
·       Muito comentada positivamente a apresentação do programa de esporte, na rádio FM do Jordão por Kinei Araújo e Aderlândio;
·       O campeonato municipal de salão do Jordão tem motivado a juventude da cidade, pela organização e premiação.


e-mail: politicanatocadocoelho@gmail.com

Nenhum comentário: