Secretaria de Saúde alerta pais para que levem filhos para vacinação contra a H1N1


A secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco faz um alerta aos pais de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade para que levem os filhos para tomar a vacina contra a gripe H1N1, iniciada na última segunda feira, 11, nas unidades de saúde do município. O secretário Oteniel Almeida, diz que o objetivo é evitar o que ocorreu na campanha do ano passado, quando as crianças nesta faixa etária, foi o único público alvo que não alcançou a meta de 80 por cento preconizada pelo Ministério da Saúde.

No ano passado, a SEMSA alcançou 81,08 dos idosos, grávidas e trabalhadores da saúde, indígenas, presos e os trabalhadores da saúde e sistema prisional, e portadores de doenças crônicas na capital. Já o grupo de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, alcançou 67, 52 por cento de imunização. Oteniel ressalta que as crianças são vulneráveis à gripe e dependem totalmente dos pais para serem imunizadas. “É preciso que os pais entendam a importância da imunização das crianças e levem os filhos as unidades de saúde. Na rede privada essa vacina é muito cara e nós estamos ofertando de graça”.
Outro alerta do secretário de Saúde de Rio Branco é quanto a vacinação dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma e pressão arterial alta, por exemplo. Ele explica que por enquanto esse é público alvo é o que mais tem procurado a vacina, mas é preciso que as pessoas tenham comprovação da doença crônica, como prescrição médica ou algum outro comprovante.
A vacina contra a H1N1 está disponível em 74 unidades de saúde de Rio Branco, incluindo Unidades de Referência de Atenção Primária (URAPs), Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família (USF). A meta é vacinar 60.022 pessoas.
O público alvo são as crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade, idosos (pessoas acima dos 60 anos), trabalhadores da saúde e sistema prisional, índios, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias, presos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como asma e pressão arterial alta. Para o grupo portadores de doenças crônicas na faixa etária de 5 a 59 anos, é obrigatório a apresentação da prescrição médica.

A mobilização nacional da campanha acontecerá no dia 30 de abril (sábado). Em Rio Branco o dia D será antecipado para o dia 29.
Fonte: Ac24Horas

Nenhum comentário: