A
Elebrobras Acre publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira,
15, o relatório da administração refente ao exercício 2015. Segundo a
publicação, a empresa fechou o balanço (2015) com um prejuízo de R$ 184.771 mil
contra um resultado positivo de 25.930 mil em 2014.
Apesar
do saldo negativo, a companhia – que possui 245 mil clientes em todo o Acre – fechou
2015 com uma Taxa de Arrecadação Financeira – TAF (relação percentual entre os
valores arrecadados e faturados) de 95,3%. Já a inadimplência total (INAD:
relação percentual entre o estoque da dívida e o somatório do faturamento dos
últimos doze meses) ficou em 12,94%.O débito vencido total foi de R$ 72,35
milhões, representando um aumento de 11,96% comparado com o valor registrado em
2014.
De
acordo com o relatório, os fatores que mais influenciaram negativamente em 2015
foram:
A
falta de cobertura tarifária de contrato bilateral: A empresa possui 9 sistemas
isolados do SIN onde o atendimento ao mercado é realizado através do contratado
firmado com o Produtor Independente de Energia – Guascor do Brasil Ltda, porém
essa contratação não teve o reconhecimento da ANEEL quando da homologação da
revisão tarifária em 2015, ficando, portanto, a empresa com todo o custo dessa
contratação. O valor não coberto pela tarifa foi de R$ 8,6 milhões;
Devolução
do óleo para o Fundo CCC: No período de março de 1999 a dezembro de 2005, a
ANEEL fez auditoria no estoque de óleo para geração de energia e apurou
uma falta do produto. Em 24/03/2015, publicou o Despacho ANEEL nº.758, para que
a empresa devolva o valor. O montante a ser devolvido é de R$ 23,2 milhões;
Penalidades
Regulatórias: Na elaboração do orçamento de 2015, a empresa incluiu ações para
melhorias da qualidade dos serviços oferecidos aos clientes, as quais não foram
cumpridas, a empresa foi penalizada pelo Órgão Regulador no montante de R$ 12,3
milhões, entre outras penalidades (multas e devoluções em dinheiro)
estabelecidas pela ANEEL.
Atendimento
aos consumidores – De acordo com relatória, a Eletrobras Distribuição Acre
realizou em 2015 757.484 atendimentos por meio dos canais de atendimento. A
maior parte desses atendimentos correspondem aos Serviços Comerciais, com
90,36%, contra 6,67% de Serviços Emergenciais, 1,59% de Informações e 1,39% de
Reclamações.
Ouvidoria
– Em 2015 foram recebidos um total de 4.007 acessos à Ouvidoria, contra 4.558
em 2014, representando um decréscimo de demanda na ordem de 12,09%.
A
companhia acredita que a diminuição da procura à Ouvidoria pelo segundo ano
consecutivo evidencia “uma melhoria dos serviços e do atendimento
convencional”.
Das
manifestações recebidas, 865 geraram processos para análise, sendo que o motivo
“Reclamação” foi o que mais impulsionou o cliente a procurar a Ouvidoria em
2015. confira o gráfico:
Pesquisa
de Satisfação ANEEL: O Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – IASC permite
avaliar os serviços ofertados a partir da percepção do consumidor e aprimorar
os serviços. No ano de 2015, a Companhia apresentou o índice 45,25. A redução,
em comparação ao ano anterior foi de 11,41 pontos, passando de 56,66 em 2014
para 45,25 em 2015.
Resultado
da Pesquisa ABRADEE – Índice de Satisfação da Qualidade Percebida: 2011
(54,5%); 2012 (53,6 %); 2013 (52,7%); 2014 (60,10%) e 2015 (53,40%).
Fonte: Ac24Horas
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